Segundo Fortkamp e Raupp (1989, p. 63)
As crianças entre 3 e 6 anos são mais ativas, sua atividade mental é intensa,
reconhece e diferencia formas, cores, texturas, posições, distâncias, sons, reconhece e diferencia quantidades, comprimento, altura, espessura, peso, monta quebracabeças, ordena fatos de uma história, realiza classificações, seriações, tem
concentração por mais ou menos 20 minutos, passa a se interessar por letras,
números e jogos (dominó, memória...). É nesta etapa que estão se construindo as
categorias fundamentais que permitirão uma apropriação do mundo. Estas
categorias correspondem a funções intelectuais, implicativa, explicativa e
reguladora que, ao final deste período, darão origem as estruturas do pensamento
operatório concreto. Na verdade o trabalho com estes conceitos vai sendo
construído desde o início da vida escolar da criança, por isso podemos começar um
trabalho na área da informática educativa com crianças a partir dos 3 anos.
“Ao reconhecer as crianças como seres integros, que aprendem a ser e conviver consigo próprias, com os demais e o meio ambiente de maneira articulada e gradual, as Propostas Pedagógicas das Instituições de Educação Infantil devem buscar a interação entre as diversas áreas de conhecimento e aspectos da vida cidadã, como conteúdos básicos para a constituição de conhecimentos e valores. Desta maneira, os conhecimentos sobre espaço, tempo, comunicação, expressão, a natureza e as pessoas devem estar articulados com os cuidados e a educação para a saúde, a sexualidade, a vida familiar e social, o meio ambiente, a cultura, as linguagens, o trabalho, o lazer, a ciência e a tecnologia."
(Parecer CEB022/98, MEC).
Professor Argens Monte Lima
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