A música se faz presente em todas as manifestações sociais e pessoais do ser humano desde os tempos mais remotos. Antes mesmo da descoberta do fogo, o Homem já se comunicava através de gestos e sons rítmicos.

Desde a vida intra-uterina o ser humano é influenciado por elementos da música: som (vibração), ritmo, melodia e harmonia, levando-nos a entender que a linguagem musical antecede a fala. Portanto, a vivência musical deve começar desde cedo, partindo de canções e brincadeiras primitivas, em direção as estruturas mais complexas.

No trabalho desenvolvido com as crianças, desde o Berçário, utilizamos a expressão musical como meio de promover atividades de sensibilização, coordenação motora, socialização e linguagem. Visamos também um desenvolvimento maior das percepções para escutar, interpretar e improvisar, sempre respeitando o modo de perceber e pensar próprio às diferentes fases do desenvolvimento infantil.

Através das atividades propostas podemos auxiliar no desenvolvimento da musicalidade da criança, proporcionando o prazer de ouvir e fazer música, despertando o gosto musical em vários estilos, para que possa assim, desenvolver plenamente seu potencial criativo.

Acreditamos que o processo de Educação Musical na era da multimídia, deva ser flexível e adaptável a cada realidade social, respeitando-se as fases evolutivas da criança, sendo multidisciplinar e com objetivos claros e precisos, preparando seres humanos capazes de criar, realizar e vivenciar emoções.

A Música alegra e estimula a Criança, sendo assim, é uma ferramenta muito utilizada na Educação Infantil, principalmente no desenvolvimento das habilidades que envolvem o pensamento, o raciocínio, memória, emoção, respiração, criatividade...

É com imenso prazer que buscamos favorecer as expressões vivas, criativas e prazerosas do fazer musical para nossas crianças.

Professora Ercília Cardoso

A Aula Integrada de Educação Musical será desenvolvida junto com os Projetos Pedagógicos.