A criança de 4 anos já dá sinais claros de sua independência, escolhendo uma roupa, se vestindo sozinha, escovando os dentes. Ela já não precisa tanto de ajuda. Conhece muito bem sua rotina e, normalmente, nem precisa receber ordens para colocar o pijama antes de ir para a cama, por exemplo.

Em geral, sua relação com outars crianças é boa, já que na escola aprende a compartilhar, trabalhar em grupo e ajudar o outro.

Já reconhece algumas letras do alfabeto e pode identificar seu nome escrito em uma folha de papel.

Nesta fase, é possível notar que a sensibilidade dos pequenos é maior. Eles já se dão conta dos sentimentos dos outros. São capazes até de dar carinho, cuidar, quando notam que alguém está chateado. Seu senso de humor também é ótimo e a criança faz "graça" para fazer os outros rirem.

A fase da curiosidade ainda não passou e agora eles querem saber de assuntos bem variados.

O desenvolvimento de uma criança não acontece de forma linear. As mudanças que vão se produzindo ocorrem de forma gradual, são períodos contínuos que vão se sucedendo e se sobrepondo.

Durante a evolução a criança experimenta avanços e retrocessos, vivendo seu desenvolvimento de modo particular.

Acompanhamos a construção de sua personalidade respeitando que em cada idade há um jeito próprio de se manifestar.

Atividade Desenvolvida:

•  Linguagem oral e escrita;

•  Noções Matemáticas;

•  Manuseio com vários materiais de artes / sucata;

•  Desenvolvimento da coordenação motora ampla e fina;

•  Movimento e Corpo;

•  Explorando espaço e tempo;

•  Brincando e Aprendendo;

•  Natureza e Sociedade;

•  Projetos Educacionais;

•  Horta;

•  Meu fim de semana (jornalzinho);

•  Vivências;

•  Mascote do Grupo 2 - Drika - Uma coruja de pano;

•  Ciranda Literária;

• Projeto Cuidando do Animal de Estimação. (Urso de pelúcia que vai final de semana para casa da criança).